sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Roupa curta ou civilidade encolhida?

A sociedade brasileira é machista e conservadora e, nesses tempos, essa idéia quase se perde, na suposta modernidade que até os mais caretas dizem ter. Infelizmente, isso é balela. Vide o caso chocante da moça que, por usar roupa curta, foi publicamente humilhada em uma universidade (logo onde...?!), em São Bernardo do Campo – SP.
No lugar onde o respeito e a tolerância deveriam ser multiplicados, jovens – homens e até mesmo mulheres, se viram no direito “legítimo” de desrespeitar a moça por motivos tão subjetivos...Independente do tamanho da roupa, etnia, credo, sexo, orientação sexual, origem e qualquer outra coisa, nada justifica humilhação e exposição ao ridículo! E, de mais a mais, pessoas que freqüentam uma universidade, já têm condições sócio – culturais para se livrar de preconceitos tão pequenos. Se isso é difícil, deveriam entender que o respeito mútuo é a primeira condição para o convívio em sociedade. No entanto, em pleno ano de 2009, sou obrigada a ver jornais estampando uma manchete tão ou até mais lamentável que assassinatos e mortes em grandes cidades...
Desse episódio, o que mais me choca é o machismo das mulheres que se aliaram aos homens para humilhar e segregar a moça que usava roupa curta. Como podem ser tão primárias – faltam a essas mulheres urbanidade, civilidade, compaixão e até corporativismo! E, como machistas que são, já deveriam ter aprendido com os homens, pelo menos a última dessas “virtudes” (o corporativismo).
Diante dessa aberração, só torço para que essas mulheres machistas nunca tenham de educar uma criança...Lamentável!

2 comentários:

Jamylle disse...

Concordo com você.
Com tanta coisa pra se preocupar, vão destratar a probezinha da moça.
Adorei o post e concordo com tudinho, tudinho mesmo!
Beijo ;*

Bel disse...

Retrato de uma sociedade solidificada na hipocrisia, reafirmada e multiplicada nas unidades educadoras!