segunda-feira, 5 de outubro de 2009

“Bate e rebate” em Moscou

Tudo bem que o Brasil é um país – continente e nessa terra tropical muita coisa acontece. Independente de nossas inúmeras polêmicas, faz bem abrir as janelas para ver o mundo. Por isso, nessa segunda – feira, 05 de outubro de 2009, inauguro o início de um intercâmbio delicioso e enriquecido pelas impressões do cotidiano Russo, registradas pelo correspondente Leonardo Silva. Durante uma boa temporada você vai curtir, aqui no “Bate e rebate” retalhos da vida em Moscou. Em seu texto inaugural, o Léo descreve a dinâmica urbana dessa capital distante. Confira!

A sublime sutileza de uma paulada na cabeça
Uma reflexão sobre a reentrada na atmosfera sob o céu russo

Leonardo Lopes da Silva - Moscou

A visão da metrópole russa vista do alto de onde cai prometia muito. Vindo de um asséptico repouso alemão, onde toda e qualquer organização nunca e suficiente, a próxima expectativa eu lancei bem alto, e na estratosfera esperava ter um vislumbre de um mundo que guarda consigo a memória de tempos gloriosos e o orgulho de deter os superlativos - maior do mundo; mais ricas reservas de petróleo; maior exercito etc;

A queda foi bem forte e a primeira dor que senti foi a do pleno abandono do ser a correria da vida moscovita. Taxistas por todos os cantos, praticamente te seqüestrando para o lugar que você deseja (ou não) ir. Hordas de viajantes carregando 5 carruagens de malas cada e sua quota de whiskey comprado com o suor do rosto no paraíso europeu a horas de distancia. E as pessoas... ausentes ... rostos ausentes de reconhecimento do Outro.
Andam. Correm. Saltitam. Bebem. Fumam. Baforam. Pigarream. Gritam. Anunciam...

o individuo.

A segunda dor e a do descompasso. As horas russas estão sempre mais atrasadas que as brasileiras, que estão sempre mais atrasadas que as inglesas. Espera aturdida, revoltada por alguém, por algum resultado, por uma atitude, por uma palavra e resposta. Que sempre e atrasada, apesar de nos encontrarmos sempre a frente. O que fazer quando estamos fazendo compras num mercadinho? Pega-se um item e paga-se. Depois, mais um item e paga-se. Mais um item e paga-se. O que fazer quando alguém quer pagar uma conta no cartão de credito que tem chip e exige senha eletrônica? Espera-se que o garçom vá ate o caixa e passe o cartão para descobrir que não consegue completar a transação sem a obvia senha do cliente, e retornar para dizer que não conseguiu e que precisa que o cliente vá ate o caixa para pagar, quando o cliente já tinha se oferecido para fazer tal coisa logo no inicio. Como proceder quando seu apartamento tem problemas? Ao invés de conversar diretamente com a pessoa responsável face a face e procurar soluções, envie um email para ela do escritório onde você trabalha a andares de distancia dela, e espere por 7 dias úteis por uma resposta.

A ultima dor e a fúria do capital que consome as pessoas, fazendo de todos carcacas silentes e carrancudas dentro de um vagão de metro que os leva, que os leva. Uma sucessão apos outra de ironias - outdoor da Samsung acima da Biblioteka Lenina, a Biblioteca de Lenin; escolas sucateadas e juventude ao vento de todas as modas e últimas tendências do mais do mesmo espiritozinho rebelde comportado dentro um molde do 'eu sou legal porque fumo e bebo e viro noite em danceteria com trance'; trabalhadores sem a mínima cobertura do Estado, cujo sinômino e mínimo - sem seguro desemprego, sem garantias trabalhistas, cavucando migalhas em contratos; uma sustentabilidade insustentável, calcada no consumo de petróleo e gás na veia, descaradamente sem uma única opção alternativa. O escapismo e barato - tabloides pornos, cigarro e cerveja a preços de banana, roupas da Armani custando o salário de um mês.

Ainda assim vejo ainda o belo rosto russo como uma tênue lembrança de nossa teimosia brasileira, de resistir sempre e de desistir nunca. De vestir a melhor roupa que tem para sair do ape soviético sem aquecedor e deixar um homem embasbacado. De falar de idealismo alemão em plena noite de sexta feira e deixar o seu interlocutor admirado. De olhar para as estrelas apos a noite rouca de vodka e encontrar seu destino e aspiração.

De abertura para quem se aproxima, e sinceramente abrir um olhar sorridente de alguém que vê que foi compreendido e quer compreender.

Nenhum comentário: