terça-feira, 27 de outubro de 2009

Andorinha só, faz verão!

Recente estudo realizado pela Universidade de Michigan, constata que a ação individual contra o aquecimento global é muito mais eficaz que imanávamos. Pequenos cuidados domésticos e mesmo com nossos carros, podem sim causar uma redução significativa da quantidade de CO2 que emitimos e uma conseqüente queda da poluição. Regular o ar condicionado, optar por secar as roupas através do velho varal, não deixar aparelhos ligados no modo stand by, calibrar os pneus dos carros, oferecer carona, entre outras medidas, formam um conjunto de hábitos simples, mas capazes de reduzir a emissão de gás carbônico em até 20% em um ano, tomando como referência os EUA.
No país mais poluidor do mundo, os Estados Unidos, a redução implica em uma queda de mais de 7% no estrago ambiental, se considerarmos o período de dez anos.
Como se vê, quando o assunto é meio ambiente, uma andorinha só, faz verão. E um mundo educado e mobilizado, salva o planeta. A tarefa pode não ser tão simples, mas é perfeitamente possível assegurar um mundo habitável para as próximas gerações. O segredo é não abrir mão desse patrulhamento diário e, mais ainda, multiplicar isso em seu ciclo de convivência de todas as formas possíveis – educar as crianças, os amigos, os colegas de trabalho, a família, além de pressionar os governos para que criem políticas públicas capazes de potencializar nosso esforço individual. Pois, chegamos em um estágio que a postura ecologicamente correta passou a ser nossa condição de existência nesse planeta.

Nenhum comentário: