segunda-feira, 8 de junho de 2009

Os anunciantes

Na madrugada do sábado preparei um post sobre mais uma experiência compartilhada por um grupo de mulheres que tem em torno de trinta anos e vive na selva das grandes cidades. Como o assunto tem sido bem recorrente, resolvi publicar o tal texto depois. Falarei agora sobre o frenesi que ainda se forma em torno de um evento carioca, que já disputa calendário e prestígio com outros similares, mas não perde a majestade. Me refiro ao ainda glamouroso Fashion Rio e todo circo de estilistas, imprensa, empresários do setor da moda e até mesmo o público final, que disputa com gente mais afeita ao assunto, convites para conferir desfiles, estandes e promoções.
Desde as primeiras edições, que ocorriam no MAM, questionava o motivo de tanta algazarra.Acho natural eventos como o Fashion Rio e Claro Rio Summer mobilizarem gente que faz da moda sua fonte de renda mais direta. Sempre considerei normal, todo o staff de agências, estilistas, empresários têxteis, o meio publicitário e de promoção de eventos ser abduzido por essas datas. Mas, nunca entendi o porquê dos jornalistas modificarem todo o curso da produção e rotina de trabalho, em função desses mesmas ocasiões. Ora, com mil questões factuais do rame – rame diário de uma metrópole, como o Rio de Janeiro, além de toda a riqueza social, cultural e política que compõem o patchwork da nossa imensa colcha de retalhos, não há argumento razoável que me convença da necessidade de um evento de moda simplesmente parar a imprensa carioca.
Para mim, esse fenômeno pode ser mais facilmente explicado por razões meramente comerciais. Sobre isso, no entanto, prefiro não comentar...

Um comentário:

Sandra disse...

Parar a imprensa carioca por causa do Fashion Rio essa eu não sabia. Eu particularmente não sou muito chegada a este evento, pra mim ele começa e termina e só fico sabendo do que aconteceu quando já está em SP. À propósito este ano mudou o local, antes era na MAM e agora é no Cais do Porto, que por sinal é um belíssimo lugar!!!! Tá vendo Raquel??? A única coisa do Fashion Rio que me interessou foi o local, de resto não sei de nadica de nada.
Beijocassssss