quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalismo precário

Dizer que o país vive uma crise ética, não é novidade. Só toquei no assunto para lembrar que essa crise de valores e suas conseqüências imediatas tendem a aumentar a partir da queda da exigência do diploma jornalístico, para que alguém exerça a função de repórter em qualquer empresa de comunicação.
A partir de argumentos como: “muitas pessoas têm o dom de escrever” ou “a atividade jornalística é, em parte, literária e artística”, o Supremo Tribunal Federal decidiu que, até mesmo pessoas que não têm curso superior, têm condições de produzir jornalismo no Brasil.
Se a mudança sugere modernidade e até o fortalecimento democrático, não posso deixar pontuar aspectos preocupantes e até sinistros disso tudo:
1 – Queda da qualidade do jornalismo brasileiro;
2 – Crescimento dos crimes contra a honra – como calúnia, injúria e difamação;
3 – Desvalorização do jornalista diplomado, que mesmo qualificado, através da faculdade, tem seu poder de barganha e piso salarial reduzido, já que na prática, vai concorrer com “colegas” leigos...
A categoria sai desvalorizada e por isso perde. Mas perde ainda mais a sociedade, que terá de se contentar com publicações ainda mais mal escritas e seus jornalistas carentes de parâmetros éticos para exercer a profissão.
Então, vem a pergunta que não quer calar: Se a sociedade já pena com uma crise moral/ética, qual não será o cenário com jornalistas precários?

2 comentários:

Sandra disse...

É Lamentável Raquel!!!! Agora a Luciana Gimenez pode bater no peito e dizer que é uma grande jornalista com aquele seu programinha Super Pop.

Raquel Med Andrade disse...

Mais que isso Sandra, porque embora ela não possa dizer que é uma jornalista - já que não tem formação, ela tem o poder de trabalhar como repórter/apresentadora - o que na prática, é muito pior!!!!
Es o drama que a sociedade vai ter de encarar - um exército de "Lucianas", formado por ela e tantas outras pessoas que não têm nem formação, nem cultural geral, nem muito menos discernimento ético para exercer qualquer atividade desse ofício...
Beijos e volte sempre!