segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Preserve o planeta e o seu patrimônio!

Por mil motivos as grandes cidades tornam-se cada vez maiores, a cada ano. Uma das conseqüências mais imediatas desse “inchaço” eterno é o trânsito caótico, piorado por um culto ao “reizinho de quatro rodas”(me refiro aos carros de passeio).
Diariamente, um montão de gente põe seu bloco na rua enquanto o a poluição avança e o planeta grita por um novo direcionamento e opções mais ecológicas e inteligentes para o deslocamento em grandes centros, que já deveriam ser os transportes de massa.
Nesse caminho, sobram problemas sérios de infra estrutura, (in)segurança pública e má qualidade dos transportes públicos – no Rio de Janeiro e em muitas outras grandes cidades, mundo afora.
Diante dessa conta que não fecha, o Rio de Janeiro participará amanhã, pela primeira vez, do “Dia Mundial sem Carro”, movimento que tem por finalidade motivar a população a usar mais a bicicleta e os meios de transporte de massa ao invés dos carros de passeio, para o deslocamento urbano.
O movimento surgiu há onze anos na Europa e só agora chega em nossa cidade...Enfim, antes tarde do que nunca, é fundamental dar ao assunto a importância que ele merece.
Andar de ônibus, trem, metrô e bicicleta é ecologicamente correto, diminui consideravelmente o caótico transito das cidades e,de quebra, evita o desgaste precoce do seu patrimônio. Amanhã e em todos os dias, use menos o seu carro. O planeta agradece!

Nenhum comentário: