quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Entulhos?

"Muitas pessoas têm a expectativa de que basta ligar para a prefeitura para que moradores de rua sejam retirados de um local, como se fossem entulhos, para o alvoroço de todos aqueles para quem o problema real não é a pobreza, mas apenas o incômodo de ter de conviver de perto com ela"
Esse é um trecho do artigo de Ignácio Cano, publicado hoje pelo jornal O Globo. Destaquei e repliquei aqui no "Bate e rebate" porque a reflexão me deixou arrebatada. E, honestamente, acredito que muita gente também deve ficar pensativa com ela.
Motivos? Falando por mim, por mais humanista que me considere, admito que ainda não pensei sobre um assunto de tanta gravidade, com a seriedade e considerações que ele merece.
Não, não, leitor, eu não vivo na ilha da fantasia e no meu próprio bairro há um índice considerável de moradores de rua amontoados "como se fossem entulho", como bem disse o Ignácio Cano.
O que me afastou dessa questão foi minha vista cansada, meu olhar anestesiado por atrocidades que, de tão banalizadas, deixam de nos sensibilizar.
Como disse não pensei nada sobre isso - ainda. E você, leitor, o que te passa pela cabeça e coração ao ver pessoas vivendo com entulhos?

Nenhum comentário: