segunda-feira, 25 de maio de 2009

A democratização do sabor

Ontem o povo carioca e seus visitantes viveram o último dia de um evento gastronômico muito bacana, o “Rio Restaurant Week”. A novidade começou em Nova York, há dezesseis anos atrás e foi importada para as bandas de cá com muito sucesso. Vide a disputa pelos restaurantes mais concorridos e a mobilização em torno de almoços e jantares. Afinal, além de contribuir com um projeto social, o evento viabilizou o acesso a grandes casas, durante duas semanas.
A iniciativa foi bem sucedida porque, entre tantas outras coisas, mostrou ao mundo que o Rio de Janeiro tem muito mais que a beleza natural. A cidade maravilhosa conta com legítimos representantes da boa gastronomia que, provavelmente, eram desconhecidos pela maioria das pessoas. Antes que você, leitor, se manifeste para falar que já encarou mil filas para comer no restaurante X ou que nunca conseguiu uma reserva no Y, devo dizer que a maior parte da população carioca nem mesmo cogitou fazer uma única refeição em um restaurante mais requintado por uma razão mais objetiva: falta de recurso.
Então, pelo menos por duas semanas, as melhores casas ficaram abarrotadas. E foi comum perceber grupos de colegas de trabalho fazendo de um almoço de meio de expediente uma experiência memorável. Entre entradas, pratos principais e sobremesas, o Rio Restaurante Week teve o mérito de fazer ação social, divulgar tesouros da gastronomia carioca, aproximar as pessoas, propiciar boas experiências de degustação, além de revelar a capacidade de articulação e organização de um setor fortíssimo, capaz de resistir a qualquer crise econômica.
Que venham as próximas edições do evento porque o povo também merece restaurantes como Casa Julieta de Serpa, Rio Skylab, Vizta, Bar D’Hôtel, Miam Miam e tantos outros, que tiveram seus salões lotados por um público ávido por sabor e novas experiências.

Um comentário:

Fabio Machado disse...

Eu fui e foi muito bom !!! rs