sábado, 9 de maio de 2009

A(s) fórmula(s) para o sucesso

“Toda boa idéia tem seus limites. A criação de cotas deveria ser definida como recurso de emergência, para durar enquanto o ensino médio público não atingir o nível médio desejado, e o diploma universitário deixar de ser, pelo menos aparentemente, a única chave do sucesso para jovens brasileiros de qualquer nível de renda”

É inegável que o propósito do das cotas é justíssimo: amenizar as conseqüências desastrosas do erro histórico que foi a escravidão dos negros no Brasil. No entanto, como lembra Luiz Garcia, em artigo publicado nessa sexta – feira, no jornal "O Globo", a política do acesso universitário por meio das cotas deve ser usada com moderação e por tempo determinado. Afinal, que será da pouca qualidade e padrão que ainda restam às grandes universidades públicas brasileiras, diante de um alunado despreparado em sua base?
É evidente que a facilidade proporcionada pelo acesso através das cotas tem um preço caro. As cotas viabilizam o ensino superior mas, por outro lado, debilitam - de uma só vez – o próprio ensino superior e médio. E isso só tende a piorar. O processo de sucateamento do ensino público brasileiro obedece a uma seqüencia simples: a flexibilização do acesso universitário afrouxa os critérios de aprovação para e durante o curso superior. O mesmo acontece em relação ao ensino médio.Ninguém precisa ser especializado em educação para entender que o estudante que não precisa passar por uma peneira de seleção apertada, já entra no ensino superior debilitado e leva consigo deficiências que podem comprometer o aprendizado.
Por essas e outras que o ensino de base - fundamental e médio precisam de urgente e eterna atenção. Com educação de base eficiente, o estudante conquista mais ferramentas para o acesso por mérito – onde quer que seja. Para ser um cidadão consciente e atuante (e isso é urgente,antes de mais nada!), para criar novos ofícios e formas de geração de emprego e renda e, se quiser, para ingressar no ensino superior. O sucesso tem muitos endereços!!!!

Nenhum comentário: