segunda-feira, 20 de junho de 2011

O presente de cada dia

Entendo que a felicidade é um presente que todo mundo pode ganhar desde que se esforçe um pouco para isso, a cada dia. Sinto que 50% desse prêmio é garantido quando nos concentramos nos valores que formam a essência da nossa própria personalidade. Além de tê-los sempre em mente, vale muito a pena se aproximar de coisas e pessoas com quem você se identifica. Com isso, você reforça a base daquilo que VOCÊ é. Então, mantenha contato com seus amigos e com tudo que lhe faz bem.

Quando fazemos esse exercício diariamente, ganhamos condições de resistir às interferências daquilo que é contrário à nossa essência. Assim, ficamos blindados contra provocações e conseguimos impedir que a atitude alheia impacte nosso estado de espírito de maneira negativa. Sem contar que essa blindagem nos permite evitar discussões e brigas - confusões que nada tem a ver com a serenidade de quem se conhece e sabe o que realmente quer para a própria vida.

Longe de querer ser dona da verdade e com a maior humildade do mundo, divido com vocês o que eu considero o passo mais importante para se sentir feliz: nunca tentar modificar a visão ou atitude do próximo contestando, refutando ou entrando em choque com quem pensa e age de forma contrária e mesmo diferente da sua. Esse esforço é, além de inútil, muito desgastante e causadar de boa parte das brigas e desavenças.

É melhor estimular a mudança dando exemplo de condutas positivas e necessárias para relações saudáveis. E, se depois de tudo isso, você perceber que fulano ou beltrano não evoluem, paciência...Entenda que nem todos são capazes de elaborar, enxergar certas coisas, para mudar e se afaste! Afinal, seja qual for o laço que lhe une à pessoa em questão, você não tem qualquer obrigação de deteriorar sua essência em detrimento de quem quer que seja! Portanto, é super legítimo e saudável se afastar. Também vale lembrar que o movimento de afastamento não implica, necessariamente, no distanciamento físico. O essencial é buscar o afastamento emocional em relação a quem lhe incomoda. Então, por mais que vocês morem na mesma cidade, bairro e até na mesma casa, saiba que nada é barreira para conquistar essa distância tão providencial e salutar! Para se distanciar, você só precisa se manter conectado com você mesmo e não perder de vista seus valores essenciais, evitando que eles se corrompam. Assim, se você é uma pessoa que preza a tranquilidade, por exemplo, jamais ceda às provocações para entrar em uma briga. Evite qualquer assunto polêmico com a pessoa em questão e fuja de discussões - por mais que isso lhe renda a fama disso ou daquilo e, até mesmo, a percepção geral de que é o outro que está certo. Afinal, sua prioridade não é ter razão, mas sim sem feliz! Lembra do presente?

Nenhum comentário: