segunda-feira, 4 de julho de 2011

O bendito fescobol

"Nunca faça da sua relação uma partida de tênis. Prefira conduzir as coisas como se estivesse jogando frescobol - onde não há vencidos, nem vencedores". Com essa sugestão um padre realizou um casamento. O conselho, entretanto, pode ser aplicado a muitos tipos de relação. Porque, de um modo geral, temos dois caminhos quando lidamos com pessoas - sejam elas quem forem: 1 - ter razão; 2 - ser feliz.
O primeiro é a opção de quem entende que suas ideias e opiniões são mais importantes que qualquer outra coisa. O segundo é a escolha de quem entende que sua própria felicidade também está na qualidade das relações que se tem com as pessoas. Daí a renúncia de ter sua "razão" reconhecida em detrimento da paz - refletida na sensação de aceitação e bem-estar do outro!
Em um mundo onde ninguém é feliz absolutamente sozinho (por mais solteiro que você seja - todos precisamos de amigos, familiares e por aí vai), nem precisamos ponderar qual é a escolha mais acertada...
Sei bem que muitas vezes é difícil calar e deixar o outro com a sensação de que uma ideia oposta e mesmo diferente da sua seja a correta, mas posso garantir que vale a pena!!!!! Até porque, sejamos humildes, dificilmente as pessoas mudam em decorrência de uma discussão. Na maior parte das vezes, uma mudança de valores, de mentalidade e de atitude é resultado de uma reflexão muito pessoal e, portanto, autônoma, só do indivíduo.
Então, experimente expor sua opinião sem enveredar em discussões, para defendê-la. Essa é uma alternativa que vai lhe garantir coisas importantes como: desabafar, ser honesto e autêntico - mantendo a tão preciosa paz!

Nenhum comentário: