quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dois bilhões em ação

Impressionantes, as métricas do BBB 10 (40 pontos de audiência e 2 bilhões, 538 milhões, 958 mil e 35 votos no site da atração) só reforçam a idéia de que o país fez desse programa uma espécie de tábua da salvação...Tanta mobilização em torno dessas dez edições do programa parecem refletir a idéia de que os brasileiros não acreditam mais na disciplina e no trabalho batalhado dia - a - dia, como instrumento de mobilidade social. Entregue, inerte e desacreditada das próprias virtudes a sociedade parece ver no BBB mais que mero entretenimento. Para seus seguidores mais "apaixonados", o programa parece ser a última esperança para "mudar de vida" (vide multidões em campanha anual, com vídeos e material cada vez mais caprichado de inscrição para o programa), ainda que essa mudança tenha, de fato, acontecido para apenas 10 vencedores e meia dúzia de sortudos/talentosos...
Contentadas pela "felicidade" de ver um "igual" a representá-los, mais de dois bilhões de pessoas vibram e votam em seus candidatos, movidas pelo sentimento de identidade e esperança - "porque se hoje é "ele" amanhã posso eu mesmo" - pensa a massa...E, pior ainda, mesmo os que não fazem essa projeção, devem viver a "alegria" de sentirem-se "representados" como a realização maior ou suficiente para se anestesiarem diante da realidade da vida (via de regra, ordinária) que têm ou mantém, até que venha o próximo BBB...Uma pena!

PS: ÓTIMO FERIADO PARA TODOS E FELIZ PÁSCOA!

Nenhum comentário: