sexta-feira, 26 de março de 2010

Perfume Latino América

Depois de um ano inteiro de trabalho, fiz uma pausa e embarquei em um cruzeiro para relaxar um pouco. Dividi minhas férias com velhos e novos amigos, pessoas que tive o prazer de re - conhecer e conhecer durante essa viagem entre Santos, Punta Del Leste, Buenos Aires e Montevideo, cidades que me atraem especialmente entre tantas opções incríveis que a América Latina nos dá. Enfim, posso dizer que amei estar em Punta novamente, me emocionei demais por uma nova experiência nesse contato com a européia Buenos Aires e que tudo nessa viagem foi perfeito. O conforto de estar entre pessoas camaradas, a leveza de se afastar um pouco das responsabilidades, a brincadeira de experimentar novamente o glamour de um cruzeiro..Tudo é bom demais e tudo nos deixa feliz, como é bem próprio de qualquer viagem. Mas, seria um pecado não falar especialmente de três coisas especiais que vivi nesses dias. A primeira delas, foi visitar um parque que ainda não conhecia, em Buenos Aires, o perfumado Rosedal. Como insinua o nome, trata-se da casa das rosas, um lugar onde é possível conferir, de perto, a beleza de mais de 186 espécies diferentes de rosas. Lá, há um perfume onipresente dessas flores, que vai inebriando o corpo e a alma à medida que o tempo passa.
A capital Argentina me rendeu outro grande presente: andar quilômetros, em plena madrugada, sem ser abordada por ninguém, sem sofrer qualquer violência. Isso foi fantástico, porque aqui no Rio, cidade em que vivo há 28 anos, não me sinto segura para fazer isso e, depois das 22h, só ando de taxi. Paranóia ou não, é evidente que a “Cidade Maravilhosa” causa algum nível de insegurança em tudo mundo, por isso foi muito gratificante andar livremente por Buenos Aires!
Depois da “inusitada” segurança portenha, achei que nada mais poderia me encantar tanto. Mas o melhor ainda estava por vir e foi muito bacana me deparar com a transbordante dignidade dos Uruguaios, na capital do país. Por lá, os sentimento de auto-estima, dignidade e retidão são sentidos a cada esquina. É sabido que a economia uruguaia não é das melhores, que a moeda é bem inflacionada e muito desvalorizada (inclusive frente nosso real), mas tudo isso não rouba daquele povo o que ele tem de mais valoroso e bonito! Tudo no Uruguai reflete esse zelo pela dignidade: o plano urbanístico da capital, a incrível limpeza das ruas (andei quilômetros só encontrei uma única lixeira, mas nenhum papel no chão), a inabalável cortesia e discrição das pessoas e, mais que tudo, o uniforme que as crianças usam para freqüentar as escolas! Não pensem que isso é aleatório, pois esse tipo de coisa é um sinal do valor que se dá para a educação e do zelo que existe em relação à cultura. Em Montevideo, meninos e meninas usam uma espécie de jaleco, mais branco que as roupas dos comerciais de sabão em pó, adornado com um laçarote azul marinho, abaixo do pescoço. Mais bonito que a roupa, em si, é o sentimento de orgulho que cada criança demonstra por usar o uniforme, por freqüentar a escola. Enfim, um belo contraponto e uma grande lição ao povo brasileiro, pois não adianta tratar de qualquer coisa em detrimento da educação, único investimento capaz de edificar e reformar a sociedade.

3 comentários:

Sandra disse...

É muito tirar férias, é melhor ainda quando vc viaja. Conhecer lugares, pessoas e culturas novas é essencial em nossa vidas, ainda mais participando de um cruzeiro... que luxo, hein???? beijosss querida... Muitassss saudades de ti.

Anônimo disse...

Oi Raquel ! Muito boa a sensação ! Chico Buarque, um tempo atrás, falou da nescessidade de resgatar o País da Delicadeza Perdida ! Abraços ! Tonho

Anônimo disse...

Oi Raquel, que bom que vc gostou da viagem!! Ferias merecidas!! Seu relato me fez lembrar do uniforme que usei quando lá morei. Saudades!! Tempos felizes!! Abraços prima. Magaly