quinta-feira, 26 de maio de 2011

Prazeres que cabem no bolso

Mais uma edição do Rio Restaurant Week vai acabar, deixando saudades entre os cariocas. Enquanto isso não acontece, preparei um roteiro com algumas sugestões que você pode usar nos próximos três dias. Até domingo será possível comer nos melhores restaurantes da cidade por preço de Mc Donald´s.
Comparações financeiras à parte, vamos ao que interessa! Segue o ranking comentado (e comparado) com minhas humildes sugestões para apreciadores da boa mesa. Espero que gostem! Embora eu não seja especializada em gastronomia, sou exigente ao ponto de ter ganhado a fama de rigorosa/requintada entre amigos. Então, aproveitem - são indicações feitas com algum critério, por uma mulher até faz sacrifício para manter a forma, mas adora comer bem ;-).

TOP OF THE LIST - Meu número 1 vai para o Fennel. Apesar de ter pecado por exigir pagamento exclusivamente via Mastercard, o restaurante se superou entre a concorrência, criando um menu sofisticado, sem ser afetado, com pratos extremamente saborosos e bem servidos. A casa, que fica dentro do hotel Arena, na orla de Copacabana, propõe duas entradas simples, mas deliciosas: carpaccio de salmão defumado ou Cesar Salad - ambos tão gostosos que, mesmo os mais gulosos, ficam satisfeitos a ponto de nem fazerem questão do prato principal. Então, quanto o estômago nos sinaliza que tudo está "ok", temos também a possibilidade de pedir um delicioso medalão suíno assado no "conforto" do molho amadeirado e equilibrado no abacaxi, junto de batatas gratinadas ou (dúvida cruel!) um espesso medalhão de peixe com um molho sensacional e um complemento que já nem lembro qual, mas posso garantir que é incrível! Para completar, a sobremesa ficou por conta da regional gota de cupuaçu, envolta no chocolate meio amargo ou com pudim de tapioca - ambos são de comer rezando, mas sugiro a primeira opção!
Não conferi o jantar da casa, mas a julgar pelo nível da qualidade do almoço, deve valer a pena.

PARA QUEM TRABALHA NO CENTRO - Para quem, como eu, trabalha no Centro do Rio, uma opção de sabor caprichado e almoço bacana é o Bistrô do Ouvidor. Como a casa tem cozinha francesa, a escolha ideal para o almoço são os medalhões ao molho de mostarda Dijon, com batatas calabresas cozidas e fritas entre ervas e bacon! Ah, já ia me esquecer da entrada - um Vichyssoise de batata com alho porró - muito bom! E os doces também não ficam atrás. Quando estive por lá, a sobremesa criada para a promoção havia acabado (bom indício de sua qualidade), mas pude escolher entre vários doces tradicionais e não me decepcionei com a torta de chocolate que comi (até o último farelo!).

EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA - Para quem valoriza outros aspectos da experiência gastronômica, como o ambiente, a atmosfera do restaurante e seu serviço, vá sem medo ao Rio Skylab. Embora o restaurante do Rio Othon Palace Copacabana já tenha sido mais caprichoso e criativo no menu em outras edições do Rio Restaurant Week, (destaco o excelente menu da primeira edição do evento), ainda vale prestigiar a casa tão tradicional quanto discreta. Afinal, resguardada no alto do prédio desse grande hotel, o lugar – que é todo envidraçado - oferece uma senhora vista do mar de Copacabana! Assim, é ideal para jantar com pessoas queridas (aliás, fiz isso ontem e - mais uma vez - foi fantástico!). Com uma sobremesa daquelas que comemos rezando, a casa só deixou um pouco a desejar na qualidade do arroz à piamontese que acompanhava o medalhão bovino.


2 comentários:

Unknown disse...

Adorei!!! O texto, o jantar e estar na lista de sortudos que puderam contar com sua presença nessa experiência bacana!
Bj!

Anônimo disse...

Prima, prima, você me deixou com água na boca!!!! Não vale!!!!