segunda-feira, 23 de março de 2009

Rosas e espinhos

Há quem diga que melhor o momento de qualquer viagem é o instante em que voltamos para casa. Viajei, cheguei em casa há dias e até agora não senti esse gostinho...Ainda vivo um choque de realidade e não tenho vontade de acabar logo com isso. Respeito a existência desse sentimento e acho mais que natural sentir falta de tudo - da louça que eu não precisava lavar, passando pelos lugares e pessoas incríveis que conheci para chegar ao ponto primordial da experiência de uma viagem feita em família: o aprendizado de que muito mais que com(viver), o grande desafio da vida é amar as pessoas que a vida lhe deu e que você escolheu, da maneira que elas são.
Os dias de estreita convivência com minha irmã, pais, tios, primas, velhos conhecidos e novos amigos, só confirmaram que seria um grande desperdício abrir mão de curtir a pluralidade de sentimentos que a diferença oferece. Não falo apenas da utilidade prática desse aprendizado, porque não quero me ater às virtudes que me ensinam a ter ou mesmo aos defeitos que evito, a partir do que vejo nos outros. Acima de rosas e espinhos enxergo a grandeza da existência de cada ser e por isso, quero amá-los generosamente.

5 comentários:

Camila Dantas disse...

Concordo em gênero, número e grau com tudo o que você disse/escreveu. Conviver com as pessoas e aceitar suas qualidades e defeitos é, de fato, um aprendizado e uma tarefa árdua, mas também muito gratificante. Agradeço de verdade a oportunidade de conviver cada vez mais com pessoas que são muito importantes para mim.

bjim

Unknown disse...

É impressionante como vc consegui traduzir em palavras os sentimentos que são comuns a todos nós!!! E concordo plenamente amar as pessoas na sua totalidade, ou seja, com defeitos e qualidades, é um dos maiores desafios que temos, mas certamente é recompensador!!!

BJO

Dzavam disse...

É incrível como você em poucos dias viveu duas experiências fascinantes, em uma postagem anterior você revela uma viagem meio que selvagem, por uma praia não revelada e nesta uma viagem em família. Quem bom que você tenha vivido estas experiências, porque a única forma de realmente conhecer o mundo é viajando e para conhecer a natureza profundamente é refugiando-se em seus redutos selvagens, principalmente nas montanhas e praias, mas para conhecer gente o melhor caminho é a convivência em locais incomum !

Bjs..

Cynthia Pacca disse...

Nada como "experimentar" novas sensações, principalmente, com nossos familiares que temos a sorte de ter. Aprender a valoriza-los, respeita-los, de certa forma compactuar com eles em várias coisas e idéias. A viagem em família serve para nos doar. Se alguém não se doou, não viveu, aprendeu, ganhou.
Beijos

Raquel Med Andrade disse...

Fiquei emocionada com teu cométário porque você resumiu muito bem a moral da história - doação é o princípio de tudo - de todo o aprendizado, crescimento e ganho emocional. Lindas palavras, Cyn!
Beijos