quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Olhar para fora

Apaixonada pelas coisas simples - e indispensáveis da vida - sigo num encantamento sem fim pelo vento, sol, ondas do mar e pela a malha verde da vegetação carioca.
Suspiro apaixonada pelo que vejo da janela do ônibus, a cada manhã. Amo mais e mais: o Aterro, a Enseada, a Marina, a Praça Paris (!), o Passeio Público, a Cinelândia...
Faço da carioquice da Lapa meu alimento espiritual e sorvo o ar que vem das ladeiras. Poderia viver feliz sem ter pisado em estonteantes cidades mediterrâneas, mas não sou capaz de sobreviver sem ouvir os acordes feitos na liberdade democrática do Samba da Ladeira!O ar fica rarefeito se dispenso a Babilônia dos Arcos e a batucada misturada que vem dali...
E, de tudo que a Lapa me ensina, destaco as lições cosmopolitas que desfizeram a máxima "Narciso acha feio o que não é espelho".
Viver o Rio não é, simplesmente, morar na cidade, mas assimilar as filigranas e peculiaridades de um lugar maravilhoso porque acolhe o novo. É entender que esse mosaico só se mostra para quem deixa os preconceitos de lado quando olha para fora, para o outro.

Nenhum comentário: