sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Natureza manda sua fatura

Essa semana fiquei profundamente entristecida com o lastro de destruição e morte em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Itaipava e adjacências. Como boa parte do Brasil, vi perplexa as cenas de resgates, destruição e dor. Alguns episódios, como o resgate de uma senhora e a morte de quase toda a família de um alto executivo da Icatu, se destacaram na imprensa. No entanto, o drama de mais de 500 mortos e mais milhares de famílias destroçadas pela catástrofe é silencioso ou, quando muito, lembrado por números - cada vez maiores - nos noticiários...
Por isso, encerro a semana torcendo para que a normalidade se restabeleça nos lugares atingidos e que tanta perda sirva, ao menos, para motivar as autoridades a repensarem a regulação e controle da ocupação de terrenos impróprios e mesmo mais suscetíveis aos efeitos das chuvas. Já é hora de encarar essa questão com a seriedade que ela merece!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bônus de folia

Hoje cedo, soube que o Carnaval de rua carioca terá 465 blocos, em 2011!Essa quantidade representaria um excedente de 100 blocos, caso eles fossem distribuídos ao longo dos 365 do ano. Agora, imaginem no efeito caótico de tantos blocos desfilando apenas durante os poucos dias, no período da festa pagã?!
Não é preciso muito esforço para saber que o que era doce se acabou e que haverá mais caos que festa...
É por essas e por outras que engrosso o time dos que fogem da cidade e curtem um Carnaval Off, na boa e bem longe daqui!!!
Fui!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Agora vai!!!!

Primeira presidenta do Brasil; Fim do governo Lula; Início da "Década de Ouro" para o RJ. Há uma sorte de assuntos em pauta, mas já foram comentados e até mesmo analisados à exaustão de forma isenta ou apaixonada. Enfim, há blábláblá de todo o gênero e DNA sobre tudo quanto é assunto da atual conjuntura. Por isso, meu olhar se volta mais para dentro que para fora e vê uma inquietação diante do novo. Novo ciclo de 12 meses, 365 dias, novo ano...de novo! Como ele, se inaugura uma nova década e uma vontade - ainda maior - de reforma pessoal. Afinal, não foi só o país que mudou de governo. Juntos, mudamos todos - de tempo, de idade, de objetivos e sonhos. No meu caso, posso falar que os dois últimos se consolidam a cada novo dia, a cada amanhecer...
Vejo 2012 como o ano da mudança, da realização, da construção. Essa me parece a hora certa para tirar e pôr no papel o que precisa passar a ser concreto e o que precisa ser oficializado.
Cada sonho em seu terreno, cada um no seu quadrado, há tempo e espaço para todos. Há vontade e disposição de sobra! Há um longo caminho multiplicado em infinitas vezes os próximos 359 (e depois 365 - de novo) dias dois muitos e muitos anos!Que venham TODOS!!!!