terça-feira, 19 de outubro de 2010

O buraco é mais embaixo

"Se o crime fosse só um desvio individual, então bastaria mais polícia, enfrentamento e cadeia para resolver o problema. Mas "Tropa 2" confirma aquilo que os esquerdistas defensores dos direitos humanos vêm falando há muito tempo: que o ato de praticar um crime não é apenas uma decisão equivocada de um indivíduo tomada isoladamente, mas sobretudo o resultado de uma série de fatores políticos, econômicos e culturais. Ao insistir no desvelamento do "sistema", José Padilha expõe alguns desses fatores. Contribiu para mostrar que uma política de segurança pública não pode se fundar numa lógica belicista, militarizada. "Caveiras" não vão derrotar o "sistema". Já a ação política tem alguma chance".

Ao meu ver, essa é a grande reflexão que Antônio Engelke, doutorando em ciências socias, nos dá de presente, nesse trecho do ótimo artigo publicado hoje, no jornal O Globo. Sem ela, todo o burburinho em torno do filme "Tropa de Elite 2" não vai além da promoção de mais um sucesso de bilheteria e algum entretenimento...
Afinal, é preciso se valer da mobilidazação provocada por Capitão Nascimento para admitir que o trabalho do Bope não tem qualquer chance de reparar nossa apodrecida dinâmica social.O que nos resta é a busca de uma solução mais eficiente, a partir de uma nova política, como lembra Engelke.
Mudanças reais começam a partir da reflexão, sempre!Portanto, recomendo a leitura completa de "A tropa, a elite e o sistema" - artigo publicado na página 7 do caderno Opinião. Palpites são bem - vindos entre os comentários

Beijos ; - )

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mais

Todas as novidades da internet fascinam o mundo, pois são mesmo interessantes, em vários aspectos. Mas confesso que sempre me incomodei um pouco com a superficialidade com que pessoas se comunicam e interagem na rede. Aquela coisa típica do Orkut, por exemplo de receber "feliz aniversário" e nem falar com o sujeito ao vivo...Por isso, fico feliz ao ver uma troca mais relevante e até densa, via internet. Nesse momento, me alegro em ver crescer o "Intercâmbio Poético", corrente inaugurada no último post aqui do "Bate e rebate", mas inspirada no post “Você é feito de que?”, do blog "Ponto, vírgula e reticências", da Lu Ribeiro.
Agora, quem renova essa troca autobiográfica é o amigo Fabio Machado, do blog "Minha Vida em Prosa e Verso".
Vale ler, interagir e multiplicar esse movimento. Confira a participação do Fabio: www.minhavidaemprosaeverso.blogspot

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Intercâmbio poético

Fiquei muito emocionada com o texto "Você é feito de que?", publicado pela Lu Ribeiro, do blog "Ponto, vírgula e reticências" (http://pontovirgulaereticencias.blogspot.com/) e resolvi repercutir o post da amiga blogueira, com a meu entendimento do ser. Então, criei “Mosaico do ser”, um poema que aborda essa coisa caleidoscópica que há em todo mundo.
Todos convidados a multiplicar essa corrente autobiográfica, filosófica e poética!

Mosaico do ser

Sou feita de...
alma e matéria
corpo e pensamento
samba e sentimento

Meu perco ao vento
eu meu norte e em meu sul
mas, me acho por dentro

Faço amor, fujo do ódio
acho o calor e sinto frio
vejo muito e tenho pouco
mas não há em mim vazio

Sou serena,
Perene, mas transitória
Como a vida que sopra.