sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fechamento poético

O "Bate e rebate" recebe o talento e a poesia do Pedro Resplandes. Amigo pessoal e do blog, o Pedro enviou sua contribuição poética para fechar a semana com mais molho e bossa . "Paroxetina e você" é um poema que fala do amor.
Aproveitem!
Paroxetina e você
Pedro Resplandes
***
Eu sou um jarro transbordante de sentimentos
Disposto a explodir e amar tudo que existe
Mas se tudo começa com um sorriso
Por que eu não posso amar o seu?
***
O amor transbordando por entre os dedos
Paixões brotando nos cabelos
E se meus sentimentos verdadeiros
fossem uma visão da minha sensatez
Ao fim
Nada revelaria meu reflexo
Minha luz
E minha própria invalidez
***
Mãos que brilham
Lábios que furtam
Olhos que agridem
****
A sua imagem me desconcerta, me amarra, me sufoca
Mas mesmo assim
A minha alma não viaja pra longe do teu ar
Eu só me aproximo da sua trama
Onde você me possui aqui e em qualquer lugar...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

É de Deus?

Se Deus existe, por que não pára de castigar o Haiti com mais um terremoto sinistro?
Como dizem os evangélicos, "isso é de Deus?"
Não posso acreditar...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

RJ submerso

Algumas horas de chuva são suficientes para revelar a falta de infraestrutura do Rio de Janeiro, cidade que ostenta o título de cede dos jogos olímpicos de 2016.O assunto é unanimidade em conversas informais, nos sites jornalísticos, além dos muitos comentários registrados em redes sociais, como Twitter,por exemplo.
Vários bairros da cidade ainda sofrem com a cheia provocada pelas horas de chuva e, é claro, pela falta de um sistema de escoamento/drenagem eficiente. O problema ainda é agravado pela falta de educação, pois ainda são muitas as empresas e pessoas que jogam lixo doméstico e industrial em lugares impróprios, o que ocasiona o entupimento de bueiros e mesmo de rios. As chuvas são meros “detonadores” da situação que permanece errada, quando o assunto é descarte e tratamento do lixo urbano. E, nem mesmo quando esse problema vem à tona, as autoridades se mobilizam para resolvê-lo. Tanto assim que, ano após ano, episódios de alagamentos, destruição e pessoas ilhadas se repetem. Até quando?

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Terremoto no Haiti mata Zilda Arns

Pelo menos quatro militares brasileiros também morreram

O “Bate e rebate” expressa seu pesar pelas vitimas do terremoto que abalou o Haiti e deseja força e muita vontade política às autoridades desse país, para reparar perdas e danos causados pelo episódio. Infelizmente, as baixas incluem Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da pastoral da criança, médica pediatra e sanitarista brasileira, sempre engajada pela melhoria das condições de vida dos pequenos.Além de, no mínimo, quatro militares brasileiros que serviam na missão de paz da ONU, naquele país.Uma pena!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

“Nem” vem!

Riso, ranço, asco ou aversão – são muitas as reações causadas pela palavra “nem”, uma espécie de “pronome de tratamento” incluído no universo das gírias brasileiras. A abreviação de neném é uma tentativa (frustrada!) de expressar amabilidade, intimidade e até gentileza, tanto que é (infelizmente) comum ver pessoas se referindo a outras dessa forma: “Oi, nem!”; “Oh, nem!”; “Né, nem?!” e mil outras variações do tema, sem sair do tom, como canta a canção. Enfim, entre íntimos ou desconhecidos o tratamento já virou sinônimo de um lifestyle: o símbolo maior do mal gosto, bordão dos sem noção!Afinal, se referir ao próximo como “nem” se aproxima mais da indiferença (estar “nem” aí...) do que da eterna fofura dos nenéns, que originaram a abreviação leviana.
Uma das vantagens de se ter poucos leitores é conhecê-los o suficiente (ao menos o perfil) para saber que posso banir essa palavrinha nojenta por aqui, sem qualquer constrangimento. Assim, posso execrar um ilustre desconhecido que me disse “desculpa, nem” (argh!) depois de pisar meu pé, enquanto eu espera na fila infinita do banco.Apesar de bem intencionado, o homem me fez raiva – mais pelo “nem” que pelo pisão, pois chega a ser patético falar com alguém de quase trinta anos como se fosse um neném....A vontade é de espernear, como um bebê de verdade!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Não acaba quando termina

Podemos nos referir a 2009 como o "ano passado", mas alguns acontecimentos, que rolaram nos últimos meses vão, com certeza, ecoar pelos próximos anos anos com a força que rege a história.
Para não perder o fio da meada, o "Bate e rebate" publica um retrospécto de 10 fatos marcantes de 2009. Confira:
1 – Para o reino rubro-negro: A conquista do hexa;
2 – Para a imagem do Brasil no exterior: Lula ter sido chamado de “o cara”, pelo Obama;
3 – Para o cotidiano de muitos cariocas: a polícia pacificadora instalada em algumas favelas;
4 – Para revelar a (falta de) infraestrutura pública: o apagão;
5 – Para servir de alerta sobre a tutela de menores no BR: o caso do menino perfurado por agulhas pelo próprio padrasto;
6 – Para a economia brasileira: a conquista de sediar as Olimpíadas de 2016;
7 – Para a hegemonia do esporte nacional: a quebra do recorde mundial, por César Cielo;
8 - Para a américa latina: o primeiro casamento gay, realizado há poucos dias, na Argentina;
9 – Para eternizar a vergonha carioca/fluminense: regiões devastadas pelas águas das chuvas;
10 – Para o futuro da humanidade: pequisas que sinalizam para a possibilidade da cura da Aids.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Feliz ano novo!!!

Estou no meio de um período sabático, portanto, afastada daqui e do meu mundo típico, mas me permiti passar por esse espaço para saudar vocês, leitores internautas, e lhes desejar as melhores coisas para esse ano: saúde, paz, trabalho, espírito de coletividade e amor!
Beijos e boas vibrações