sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Novidade

Uma nova sexta - feira no calendário
Um novo - velho dia
Uma nova - velha tarde
Sem novidade

Assim, sem fazer alarde, saio da semana
e vou para o fim:
um novo fim de tarde
Nova noite que arde, arde em mim...

Em mim arde a vontade,
vontade sem fim,
de ter mais de uma nova novidade
E nova ser assim.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Papel passado

Na era digital, registros impressos perderam grande parte do seu valor. Há uns bons anos tudo mundo migrou para as mídias digitais e já é raro quem mantenha o uso de agendas impressas, listas de papel e outras coisas que ficaram no passado. Comigo não poderia ser diferente. Portanto, 90% dos meus contatos foram registrados em minhas agendas de celular e rádio. Nem preciso dizer que uma zebra em um desses aparelhos foi suficiente para me fazer padecer e repensar a validade do papel.
Sem qualquer referência telefônica de N pessoas, meu dia começou caótico. Não pude cancelar um almoço, tive de fazer a maior ginástica para falar com alguns clientes, idem com demais contatos profissionais e ainda estou na dependência que as pessoas tornem a me ligar (ou que me enviem seus números) para que eu possa recompor minha agenda.
Todo esse sufoco ensina duas lições: 1 – seguro morreu de velho ; 2 – vale o que está escrito – literalmente!
PS: ME MANDEM SEUS NÚMEROS, POR FAVOR!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Seria cômico se não fosse trágico

O povo carioca tem ótimo senso de humor e de oportunidade, pois transforma um limão em limonada, numa boa. Foi o que fez Reno Romeu, campeão de Kitesurf. O rapaz transformou a devastação deixada pelas chuvas recentes em condições para lá de excepcionais para a prática do seu esporte predileto.
O registro, publicado pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", rendeu muita rizada e foi o grande contraponto a tanta destruição e prejuízo, provocados pela incapacidade da cidade em escoar as águas das chuvas.
Se a aguaceira no asfalto não tivesse sido represada pelo lixo, que entope bueiros e pela pouca (ou nenhuma) manutenção feita no sistema de escoamento carioca, seria até cômico e bacana admirar a performance do rapaz, em plena Av. Borges de Medeiros. Mas é trágico e de nada adianta, simplesmente, achar graça disso, porque além da bravata de Reno, mais niguém se divertiu com tanta água. A cidade merece atenção do poder público para ser mesmo "Maravilhosa" - para todos!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A cara da vergonha

Uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso, posto a foto publicada hoje, pelo jornal "O Globo", que retrata o sufoco de quem passava pela Rua do Catete, ontem. A foto mostra duas pessoas ilhadas, esperando a chuva passar e só corrobora o problema que o episódio da chuva de ontem deixou tão exposto quanto os "rios" que se formaram com as águas : a falta de planejamento urbano, de vontade política e de educação (do povo carioca), que infelizmente também contribui para esse resultado desastroso, todas as vezes que jogas lixo no chão e ajuda e entupir bueiros, responsáveis por drenar a água da chuva. Útil, didática e necessária a matéria do impresso diário, cujo assunto foi analisado em primeira mão aqui no "Bate e rebate" e em outros blogs e sites cidadãos da rede.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Isso é uma vergonha!!!!

Hoje, há pouco mais de uma hora atrás, estive praticamente submersa pelas águas da chuva (!). E tive de pegar um ônibus para me deslocar, num percurso que, geralmente, faço caminhando, numa boa. Porque calçadas e ruas do bairro do Catete se transformaram em rios, deixando multidões ilhadas a espera da providência divina, para chegarem aos seus trabalhos, escolas e casas. Parece mesmo mais confortável esperar que São Pedro estanque a chuva que ter qualquer expectativa em relação ao poder público, incapaz de manter a cidade funcionando normalmente com chuva. Diante disso, parece irônico que vamos mesmo sediar os jogos olímpicos de 2016. Com tantos problemas simples, mas pendentes a serem resolvidos na “Cidade Maravilhosa”, me custa acreditar que o mundo vai ter condições de salubridade para estar no Rio, durante o evento esportivo. Além disso, não fazer de uma simples chuva o sinônimo de um drama, é urgente para a população carioca, que sabe que a banalização desse problema pode acabar em tragédia (vide o que acontece agora em São Paulo!!!).
Eu “só” fiquei completamente ensopada, mas vi vários idosos e crianças desesperados pelo inundamento causado pela chuva. E, se qualquer autoridade disser que esse foi um “caso isolado” é mentira! Entre o Catete e o Centro da cidade, vi grandes áreas cheias onde até os carros não conseguiam passar, com pessoas ilhadas em muretas, penduradas em grades para se proteger. Como diz Boris Casoy, “Isso é uma vergonha!!!!”

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dois

Amor de leve ou forte amor
é amar - te sempre
e sempre tê-lo:
a frente
e ao largo


Tê-lo por perto,
Tê-lo presente
Tê-lo, mesmo ausente


Sorver de ti o perfume,
o lume,
o corpo,
e alma


Ter de di
a calma,
o peito e o aconchego


Ser em si
e sem dó,
só,
um e dois.