terça-feira, 24 de novembro de 2009

CCBB promove mostra gratuita com obra de Almodóvar

Muitos o vêem como um cineasta que não soube vencer as marcas dos próprios dramas pessoais ou alguém que se limita à criação pautada por temáticas autobiográficas/auto – referentes. Independente disso, vejo Almodóvar como um dos mais brilhantes diretores de cinema, cuja obra tem infinita contribuição no sentido de emocionar e fazer refletir acerca de assuntos sociais, a partir da ótica feminina e humanista.
Numa sociedade marcada pelo individualismo, contrastada pela ausência da individualidade, Pedro Almodóvar imprime sua marca com a intensidade que lhe sobra. Tanto que é impossível ficar indiferente a cada uma das películas do espanhol. Almodóvar é emoção e reflexão, na certa!
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) abre mostra em homenagem a esse craque das telonas, com programação variada e gratuita (!). O evento vai até o dia 06 de dezembro. Confiram!!!!
*"DICAS DA SEMANA" especial traz a programação dos próximos dias desse evento. Não perca!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Na morte, o renascimento da amizade

Dia ensolarado, humor cinza. Rostos conhecidos e calados pela situação. O que dizer diante da morte? O que falar para quem perdeu alguém que amava? Sem comentários e com mil emoções no peito, caminhei impotente em direção ao amigo. Mais que a dor pela perda dele, senti uma comoção absurda por reconhecer a amizade de uma turma querida, que mesmo afastada pela vida, fez do afeto e da consideração manifestações fortes de amizade. E isso me tocou profundamente...
Durante toda a cerimônia fúnebre, me coloquei no lugar daquela família e imaginei a dimensão da dor e “todos” os danos causados por uma ausência definitiva e pregnante, que é a morte. Entendi que não teria condições de suportar isso nesse momento e implorei às forças divinas que poupassem disso por enquanto...
Nesse contexto de tristeza, o contraponto ficou por conta da lealdade das pessoas que, só nessas horas, mostram mesmo que são amigas. Uma década depois, foi emocionante ver nos rostos marotos do cenário acadêmico, pessoas de atitude solidária e amadurecida. Foi confortável e bonito ver amizades projetadas e consolidadas pelo tempo, fortalecidas pela alegria e pela tristeza, quem nem a morte separa.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O “porco” do progresso

Essa semana o “Bate e rebate” traz a contribuição da Flávia Werlang, repórter que cavou e revelou para o Brasil casos sérios e tantas outras histórias, que movimentaram o noticiário nacional há poucos anos atrás. A Flavia traz para a blogsfera, através desse espaço, as implicações da suinocultura, direto de Chapecó -SC. Aproveitem!

Flavia Werlang
Qual espectador que não gosta de ver a vida nua e crua virar arte? Agora imagina a história – isso, digo história e cultura de uma região – contada a partir da narrativa de um porco? O que diria o “Papa” em fazer longas para um ouvinte paciente? Foi com esta veia, um verdadeiro “pig brother” que os roteiristas de Espírito de Porco vão apresentaram 22, 23 e 24 de outubro, no Centro Cultural Badesc, em Floripa, o documentário de 52 minutos, que aborda o impacto da suinocultura industrial no meio ambientee no bem-estar animal. “É como um pig brother. Numa mesma casa, pra lá e pra cá, durante cinco meses, cento e poucos quilos”. Séculos de Injustiça e Difamação
“Se não fosse pelo porco, não haveria merda nenhuma nessa região”. Com duplo sentido, a merda é uma faca de dois gumes. A produção conta com a participação de produtores, consumidores, pesquisadores e trabalhadores ligados à suinocultura industrial. A criação de suínos faz parte da história e da cultura da região oeste de Santa Catarina. Foi esta atividade que gerou prosperidade e alavancou o crescimento de grandes agroindústrias, mas tem provocado graves desequilíbrios ambientais, como a poluição dos rios. (Vale lembrar que a Sadia e antiga Chapecó são da região).

Quem quiser pode ver um pedaço do documentário no Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=ayz_CvIANRQ. Um trecho é a linguagem local, mantida na íntegra pela produção quando mostra os depoimentos. “Nós semo que nem o peixe, morremo pela boca de tanto comer” (sic).

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Todos dizem eu te amo"

Poucas coisas me interessam tanto quanto cinema. A linguagem e o poder dessa arte falam direto ao coração. Daí a capacidade transformadora dos filmes. Um dos mestres em fazer sentir e pensar é, sem dúvida, Woody Allen, de quem já falei algumas vezes por aqui.

A obra desse expert fala por si. "Todos dizem eu te amo" , "Bananas", "Match Point" e meu preferido "Vicky, Cristina, Barcelona", são filmes deliciosos e imperdíveis, que fazem parte da mostra "A elegância de Woody Allen".Em cartaz até o 29 de novembro, o evento promete movimentar ainda mais o CCBB.

Diversos filmes serão exibidos por econômicos R$ 6,00 (ou R$ 3,00 - para quem paga meia entrada).

Programe-se, confira e emocione-se!

CCBB: RUA PRIMEIRO DE MARÇO, 66, CENTRO. TEL. (21) 3808-2020. ATÉ 29 DE NOVEMBRO. http://www.woodyallen.com.br/